domingo, 11 de março de 2012

O NOIVO E OS PADRINHOS


O universo do vestuário masculino tem bem menos variedades do que o feminino . Apesar disso, quando se fala em casamento, surgem mil variações do traje masculino e de seus acessórios, gerando dúvidas entre padrinhos e até mesmo no noivo. Terno, smoking, fraque, meio-fraque, fraquete, túnica, casaca, summer, gravata, plastrom, lenços, abotoaduras, flores de lapela e os clássicos das dúvidas - cinto, sapatos e meias - criam um grande ponto de interrogação na cabeça masculina.

E, por incrível que pareça, é mesmo complicado definir com precisão para que serve cada um. Para Claudia Matarazzo, não há dúvidas: o que se usa é terno, seja o casamento em que horário for. "Os fraques eram utilizados antigamente, quando o mundo das relações sociais era bem mais formal. Como todos vestiam terno todos os dias, então, em um dia de festa, a roupa precisava ser diferente. Hoje, há quem nunca tenha usado um terno antes do dia de seu próprio casamento. Então, não tem por que inventar." 

Os outros trajes podem ser utilizados desde que o homem se sinta à vontade para isso. E os padrinhos, seja qual for a escolha do noivo, devem segui-lo; portando, é preciso consulta-lo antes.

*Cores: para os homens, o terno preto também não cai bem. Cerimônias noturnas pedem azul-marinho ou grafite. De manhã e à tarde, tonalidades cinza mais claro ou até um café com leite são permitidas.

*Acessórios: os sapatos, bem como as meias e o cinto, devem ser pretos, em especial para a noite. Prefira também modelos de couro sem muito brilho, sempre priorizando  o conforto, e evite solados grossos. O noivo pode optar por levar um lenço ou uma flor na lapela, mas nunca os dois juntos. A flor mais indicada é o cravo, nas cores branca ou vinho neste quesito, tenha cuidado para não investir em um cravo vermelho, que não dará um efeito tão gracioso quanto ao vinho. a gravata, o lenço ou a flor não precisam ( e nem devem) combinar com o buquê da noiva, tampouco com a decoração da igreja.

*Camisa: sempre em tons claros. Branco, azul-claro, cinza muito claro e salmão suave são boas pedidas para não errar.


OS PAIS 

Os pais dos nubentes devem se pautar a partir da escolha do noivo. Se e escolha recair sobre o uso dos ternos, é de bom-tom não usar um modelo idêntico ao do outro pai presente no altar. Para que isso seja possível, deve-se entrar em acordo antecipadamente, recomendação que também se estende às mães do casal.

Proibido para os pais :

- trajes em estilo diferente do usado pelo noivo;
- opções de tons claros, estampados ou de cores vivas; 
- tecidos que amarrotem com facilidade;
- sapatos, cintos e relógios esportivos;
- blazer e calça com padronagens diferentes, a não ser que seja usado meio-fraque.


CONHEÇA  ALGUNS TRAJES


Fraque:  Paletó mais curto na frente com pontas alongadas na parte de trás; calça riscada preta e cinza; camisa branca com colarinho rígido; colete cinza claro, gravata cinza, larga que deve ser presa ao plastrom.














Meio-fraque: Paletó preto de corte normal; calça riscada preta e cinza colete e gravata tradicionais, cinza-prateadas. 

      








Casaca: Traje formal,curto na frente com colete, com longa cauda atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido. O preto é mais tradicional. É indicada apenas para casamentos muito formais após as vinte e uma horas.





















Lembrete: Seja qual for a sua escolha, lembre-se em primeiro lugar do conforto, converse com os padrinhos e pais e veja qual a melhor roupa lhes cai bem, o dia do seu casamente será único e é bom lembrar que pra tudo dar certo as vezes vale o sacrifício, com uma boa conversa tudo se resolve.


Bjs

Gil
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário