quinta-feira, 28 de julho de 2011

ORIGEM DO BOUQUET DE NOIVA


''Bouquet'' palavra francesa que significa ''aroma das flores''

O buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau - olhado e, na sua confecção, era usado alho, ervas e grãos. Onde esperava-se que o alho afastase os maus espíritos e as ervas e grãos significavam a fertilização , a prosperidade e fartura.

Em 1850, as européias passaram a fazer questão de se casar segurando buquês formados por círculos concêntricos de flores brancas, separadas por folhagens.

Atualmente, esse detalhe imprescindível tem o único objetivo de valorizar a produção da mulher no dia mais importante da sua vida. Para tanto, é preciso tomar cuidado com o formato que terá, com as flores que irão compô-lo e até com o arremate que apresentará. Somente se todos esses ingredientes estiverem em harmonia entre si e com o vestido, a ''mistura'' ficará homogênea e equilibrada.
Esse, sim, é o grande significado dos dias atuais.


Formato X Tipo Físico



Redondo: o estilo mais tradicional de buquê é indicado para mulheres magras ou baixas e deve ser composto preferncialmente por botões e incluir pequenas flores, como mosquitinhos, chuvas-de-ouro e damas-da-noite. 





Cascata: geralmente formado por flores já abertas e grandes, como orquídias, lírios e copos-de-leite, tem formato de triângulo invertido e favorece quem pretende afinar a silhueta, pois cria uma linha imaginária vertical. As noivas muito baixas devem evitá-lo, pois achata ainda mais a estatura, assim como o de braçada.



Braçada: com cerca de 50 cm de comprimento, este tipo de buquê tem formato alongado e deve ser levado na lateral, sobre o braço levemente inclinado. Quando apresenta poucas flores, fica bem em mulheres de diferentes tipos físicos. Pode ser composto por lírios, alecrim, heras, rosas, bocas-de-leão, copos-de-leite e orquídias.




Contemporâneo: é inspirado em idéias não-convencionais em que flores, frutas e outros elementos são conjugados para criar efeitos variados. Na dúvida sobre o formato de buquê mais indicado para sua silhueta, invista em um irregular, afinal, ele é um curinga para diferentes tipos físicos.
Um outro cuidado diz respeito ao tamanho das flores. Mulheres baixas, ao contrário das altas e gordinhas, devem evitar arranjos com flores grandes. Para as que têm estatura mediana, lisianto e rosa são muito indicados, por não serem nem grandes nem pequenos demais. A regra, neste quesito, é sempre procurar equilibrar proporções. 


Horário X Cores 


Manhã: durante o dia, as flores devem ser de tonalidade clara, como champanhe, amarelo-claro e rosa bebê.

Tarde: os melhores são os de tom salmão-escuro, laranja, lilás ou azul.

Noite: cores como vermelho, vinho e ferrugem prevalecem após as 18 horas. O branco é o único tom permitido para buquês de casamentos marcados em qualquer horáriodo dia. O que vai diferenciá-lo é o material com que será arrematado. Fitas mais elaboradas, com detalhes dourados ou prateados, são indicadas para cerimônias noturnas. Já laços feitos com tule, renda ou materiais mais rústicos, como ráfia, ficam reservados para celebrações que não requerem tanto requinte, realizadas sob a luz do sol.

A Tradição diz que quem paga o buquê é o noivo. É como se fossem flores que ele estivesse mandando para a noiva no dia do casamento
Em formato de bolinha, cascata, com flores diferentes, tudo na mesma cor, uma única flor... Á verdade é que existem muitas flores e diversas maneiras de arranjá-las. Qualquer que seja o estilo não existe buquê feio.

Buquê de Rosas: o significado principal das rosas é o amor, mas cada cor tem seu significado especial.

Vermelha: Amor, respeito, coragem e paixão.
Amarela: Felicidade, orgulho e amizade.
Rosa: Simpatia, amizade e carinho.
Vermelha e Branca juntas: União.
Laranja: Fascinação, encantamento.
Branca: Inocência, paz e reverência.
Chá: Gratidão, respeito, apreciação e adimirção.



Lembrete: Seja qual for o seu modelo de buquê, escolha o que mais lhe agradar. Lembre-se que se o seu buquê for de flores naturais, após a celebração do seu casamento você poderá oferta-lo a algum parente seu que já não esteja mais entre nós, seja sua mãe, avó, madrinha ou até mesmo a sua santa de devoção, lembre-se que este gesto é de carinho e agradecimento e também será uma forma de pedir a benção e proteção para seu novo lar.

Bjs

Gil


2 comentários:

  1. Amei o post, super útil!!! Estou no inicio do trabalho com decoração e me ajudou demais as informações! Parabéns, seu blog é muito bacana!
    Dê uma passadinha no meu! http://diabemfeliz.blogspot.com.br/
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bom? Fico muito feliz em poder ter lhe ajudado, lhe desejo muita sorte e sucesso!!!
      Qualquer coisa é só entrarem contato!
      Vou sim dar uma olhada em seu blog.
      Abraços

      Ass.: Gil

      Excluir