domingo, 31 de julho de 2011

CONVITES DE CASAMENTO



Nada demonstra mais sobre os noivos e sobre o estilo da cerimônia do que os convites. Esse é um dos motivos que faz dele uma das partes mais importantes dos preparitavos.

Escolher o visual do convite de casamento é como optar por um estilo de roupa. É muito pessoal e depende de muitas coisas como o tipo de casamento e a festa que será oferecida. Um convite divertido, fora dos padrões, significa um casamento informal. Convite branco, fechado com lacre é sinal de casamento em grande estilo.

A entrega dos convites deve ser feita com 60 a 30 dias de antecedência e entregues em mãos. Caso você tenha que enviá-lo pelo correio, coloque-o em outro envelope, mas não deixe de telefonar avisando. A empresa especializada em convites de casamento estará apta em oferecer uma coleção de propostas, consulte os álbuns dessas empresas, e decida após examinar um convite já pronto.

Outra atenção a ser tomada é quanto ao que está escrito no convite, antes de mais nada, o texto precisa ser claro e direto.



Em relação à quantidade a ser encomendada, obviamente, é fundamental levar em consideração a lista de convidados. Mas não se deve esquecer que ele, na maior parte das vezes, é endereçado à família, e não a cada integrante desta, o que faz com que o número de convites necessário seja menor que o de convidados. Por exemplo: se a intenção é chamar para a festa um tio, sua esposa e os dois filhos, será preciso apenas um convite em vez de quatro. Já se apenas uma pessoa da família for convidada, ai sim será necessário um convite individual.

Para não correr riscos, o aconselhável é imprimir 10 % a mais de convites, para o caso de surgirem convidados de última hora.


  
Para saber como endereça-los, algumas dicas e regras são providenciais.

Veja alguns exemplos:

* Sr e Sra Souza e Silva: isso informa que apenas o chefe daquela família e sua mulher estão convidados, sem filhos, irmãos ou agregados.

* Sr Souza e Silva e família: isso informa que o chefe da família, sua esposa e filhos estão convidados e, se houver, avós ou sobrinhos que morem juntos, também.

* Sr ou Srta Souza e Silva: indicado para quando o convidado é solteiro. Se o casal desejar chamar também o atual namorado (a) deste deve mandar um outro convite individual para ele (a).

* Quando os convidados não são casados formalmente ou não têm o mesmo sobrenome, mas moram juntos, deve-se colocar os dois nomes completos no envelope.




TIRE ALGUMAS DÚVIDAS


* Caso não haja festa, não é necessário colocar no convite: ''os noivos receberão os cumprimentos na igreja''. Fica subentendido que, se não houver a indicação de recepção, é no local da cerimônia que serão recebidos os cumprimentos.

* Casamentos em que os noivos não podem (ou não querem) receber todos os convidados para a festa requerem uma manobra delicada para não causar constrangimentos.
Bom na verdade esse tipo de coisa não é de bom tom, pois este dia é de alegria e de muita festa, por isso imagine alguém que foi convidado a uma cerimônia e depois descobre que não foi convidado a ir na festa, já pensou que constrangimento perante aos demais convidados.
Mas nesse caso quando não há saida o aconselhavel é mandar junto ao convite um cartãozinho extra para os convidados da festa, indicando o local da recepção.
Mas pense bem antes de fazer isso, afinal, é desagradável para alguém que se importou com você descobrir, mesmo que por acaso, que é menos importante do que outras pessoas.


Lembrete: Seja qual for o seu estilo de convite, vale lembrar que você deve agir com coerência e se não puder convidar a todos, tente enviar os convites apenas para aqueles que você quer realmente ao seu lado tanto na cerimônia quanto na festa, assim você evita constrangimento perante aos demias, procure convidar aqueles que você tenha mais contato, afinidade seja com parentes ou amigos, pois o que vale neste dia é somente a alegria !!!


Bjs

Gil  

sábado, 30 de julho de 2011

A  ALIANÇA


Provavelmente todos nós estamos familiarizados com o fato da aliança de casamento simbolizar a perfeição, a unidade perfeita, sem começo ou fim. Para alguns ela representa santidade e paz, assim como o Sol, a Terra e o Universo.

Acredta-se que os Faraós do Egito foram os primeiros a usar um círculo, como um símbolo de eternidade, mas usar uma aliança como promessa pública de louvor um contrato de casamento não se tornou comum até à época Romana.



As primeiras alianças eram feitas de ferro, e as de ouro com pedras preciosas. Tornaram-se moda na Idade Média. Foi em 1549, no livro de Orações comuns, que foi designada a mão esquerda como a ''mão do casamento'', uma tradição reconhecida até hoje em todo o mundo.
Outro fato interessante é que até o séculoXVII não havia aliança de noivado ou compromisso.

O Papa Inocente III declarou que deveria haver um período de espera entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia matrimonial. É por isso que hoje existe um anel de noivado e depois a aliança de casamento.







Lembrete: Com ou sem detalhes, de aro espesso ou fino, os modelos são os mais diversos possíveis. Mas, independentemente do estilo ou tom, as alianças traduzem sempre o mesmo sentimento: o comprometimento com uma nova vida, com sonhos e objetivos em comum.
Hoje em dia existem pessoas que usam no dia do seu casamento alianças que também já pertenceram a seus avós ou pais mantendo assim a tradição da jóia de família, mas lembre-se sempre seja qual for a sua opção o que realmente importa é a união e a felicidade do casal.

Bjs

Gil



sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Bolo da Noiva


Que noiva não sonha ver em seu casamento uma mesa bem bonita com um maravilhoso bolo para comemorar a data?
O bolo tem uma posição de destaque no salão, é um enfeite em evidência; além de representar a fertilidade e abundância.

Na Idade Média, o costume era os noivos se beijarem por cima do bolo para garantir uma vida farta. Símbolo de sorte e prosperidade, centro das atenções das comemorações do casamento, o bolo foi evoluindo, ganhou glacê e decoração especial.

Hoje, os noivos entram no salão e já fazem o corte do bolo, acompanhado do brinde com a champanhe. Porém, o bolo é servido somente após o jantar. Assim como seu vestido e a decoração de seu casamento, o bolo precisa estar parecido com  o estilo da noiva, e não esqueça, não basta um visual exuberante, o sabor tem que ser tão marcante quanto a beleza.

É primordial fazer a degustação antes da contratação do serviço. Lembre-se de que é dificil agradar a todos os convidados, mas vale dar preferência aos recheios que têm maior probabilidade de aceitação, como os de frutas secas, os de doce de leite ou os de chocolate.

Veja aqui alguns modelos de bolos.



O tradicional bolo em três camadas no formato redondo com pasta americana e com detalhes florais e laços.


Outro estilo tradicional é o bolo quadrado em duas camadas, a cobertura pode ser com nata ou glacê.



Este é um modelo de apenas uma camada e a cobertura também pode ser de nata ou de glacê.


 



Estes já são modelos mais modernos e estilizados.



Lembrete: O bolo é a sobremesa mais aguardada da festa, por isso ele deve estar impecável tanto na aparência quanto no sabor. Por isso busque por um bolo de massa mais leve e com recheio de frutas, mas como sabemos que não é facil agradar a todos, você pode optar por um bolo com dois sabores por exemplo, metade de fruta e outra metade de chocolate, assim você não decepcionrá a ninguém.

Bjs

Gil

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ORIGEM DO BOUQUET DE NOIVA


''Bouquet'' palavra francesa que significa ''aroma das flores''

O buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau - olhado e, na sua confecção, era usado alho, ervas e grãos. Onde esperava-se que o alho afastase os maus espíritos e as ervas e grãos significavam a fertilização , a prosperidade e fartura.

Em 1850, as européias passaram a fazer questão de se casar segurando buquês formados por círculos concêntricos de flores brancas, separadas por folhagens.

Atualmente, esse detalhe imprescindível tem o único objetivo de valorizar a produção da mulher no dia mais importante da sua vida. Para tanto, é preciso tomar cuidado com o formato que terá, com as flores que irão compô-lo e até com o arremate que apresentará. Somente se todos esses ingredientes estiverem em harmonia entre si e com o vestido, a ''mistura'' ficará homogênea e equilibrada.
Esse, sim, é o grande significado dos dias atuais.


Formato X Tipo Físico



Redondo: o estilo mais tradicional de buquê é indicado para mulheres magras ou baixas e deve ser composto preferncialmente por botões e incluir pequenas flores, como mosquitinhos, chuvas-de-ouro e damas-da-noite. 





Cascata: geralmente formado por flores já abertas e grandes, como orquídias, lírios e copos-de-leite, tem formato de triângulo invertido e favorece quem pretende afinar a silhueta, pois cria uma linha imaginária vertical. As noivas muito baixas devem evitá-lo, pois achata ainda mais a estatura, assim como o de braçada.



Braçada: com cerca de 50 cm de comprimento, este tipo de buquê tem formato alongado e deve ser levado na lateral, sobre o braço levemente inclinado. Quando apresenta poucas flores, fica bem em mulheres de diferentes tipos físicos. Pode ser composto por lírios, alecrim, heras, rosas, bocas-de-leão, copos-de-leite e orquídias.




Contemporâneo: é inspirado em idéias não-convencionais em que flores, frutas e outros elementos são conjugados para criar efeitos variados. Na dúvida sobre o formato de buquê mais indicado para sua silhueta, invista em um irregular, afinal, ele é um curinga para diferentes tipos físicos.
Um outro cuidado diz respeito ao tamanho das flores. Mulheres baixas, ao contrário das altas e gordinhas, devem evitar arranjos com flores grandes. Para as que têm estatura mediana, lisianto e rosa são muito indicados, por não serem nem grandes nem pequenos demais. A regra, neste quesito, é sempre procurar equilibrar proporções. 


Horário X Cores 


Manhã: durante o dia, as flores devem ser de tonalidade clara, como champanhe, amarelo-claro e rosa bebê.

Tarde: os melhores são os de tom salmão-escuro, laranja, lilás ou azul.

Noite: cores como vermelho, vinho e ferrugem prevalecem após as 18 horas. O branco é o único tom permitido para buquês de casamentos marcados em qualquer horáriodo dia. O que vai diferenciá-lo é o material com que será arrematado. Fitas mais elaboradas, com detalhes dourados ou prateados, são indicadas para cerimônias noturnas. Já laços feitos com tule, renda ou materiais mais rústicos, como ráfia, ficam reservados para celebrações que não requerem tanto requinte, realizadas sob a luz do sol.

A Tradição diz que quem paga o buquê é o noivo. É como se fossem flores que ele estivesse mandando para a noiva no dia do casamento
Em formato de bolinha, cascata, com flores diferentes, tudo na mesma cor, uma única flor... Á verdade é que existem muitas flores e diversas maneiras de arranjá-las. Qualquer que seja o estilo não existe buquê feio.

Buquê de Rosas: o significado principal das rosas é o amor, mas cada cor tem seu significado especial.

Vermelha: Amor, respeito, coragem e paixão.
Amarela: Felicidade, orgulho e amizade.
Rosa: Simpatia, amizade e carinho.
Vermelha e Branca juntas: União.
Laranja: Fascinação, encantamento.
Branca: Inocência, paz e reverência.
Chá: Gratidão, respeito, apreciação e adimirção.



Lembrete: Seja qual for o seu modelo de buquê, escolha o que mais lhe agradar. Lembre-se que se o seu buquê for de flores naturais, após a celebração do seu casamento você poderá oferta-lo a algum parente seu que já não esteja mais entre nós, seja sua mãe, avó, madrinha ou até mesmo a sua santa de devoção, lembre-se que este gesto é de carinho e agradecimento e também será uma forma de pedir a benção e proteção para seu novo lar.

Bjs

Gil


sexta-feira, 1 de julho de 2011

MODA NOIVA 2012


Quando falamos em vestido de noiva, o que nos vem a cabeça logo e um vestido branco que é considerado o clássico absoluto na moda noiva. Mas a tendência moda noiva 2012 trará um pouco mais de cor aos belissímos vestidos de noiva, nas passarelas internacionais já circulam algumas cores como roses, cinzas, verde claros, beges, nudes e marfim.

O tomara que caia continua o seu reinado total na moda noiva, mas para a próxima temporada ele vem ostentando alguns acessórios como laços, faixas na cintura e o véu, assim remetendo mais a um estilo princesa, conservando o romantismo e o glamour.

Para as noivas mais tradicionais a nova coleção 2012 também relembrará as décadas passadas no famoso estilo vintage, onde aparecerão vestidos com muitos tecidos brocados, muitas rendas, saias volumosas, decotes redondos, caudas e é claro que não poderiam  faltar os longuissímos véus.








A moda noiva 2012 vem para agradar a todos os tipos e estilos de noivas, desde a mais tradicional até a mais ousada.




Lembrete: Use e abuse da sua criatividade na hora de elaborar o seu vestido tão desejado, lembre-se de que você será a noiva o momento será todo seu, é você quem será o centro das atenções, por isso aja sempre com muito bom senso para que não fique nada exagerado e que você possa curtir o seu grande momento tranquila e deslumbrantemente linda!!!!
Lembre-se a estrela do momento é você!!!


Bjs

Gil