CONVITES DE CASAMENTO
Nada demonstra mais sobre os noivos e sobre o estilo da cerimônia do que os convites. Esse é um dos motivos que faz dele uma das partes mais importantes dos preparitavos.
Escolher o visual do convite de casamento é como optar por um estilo de roupa. É muito pessoal e depende de muitas coisas como o tipo de casamento e a festa que será oferecida. Um convite divertido, fora dos padrões, significa um casamento informal. Convite branco, fechado com lacre é sinal de casamento em grande estilo.
A entrega dos convites deve ser feita com 60 a 30 dias de antecedência e entregues em mãos. Caso você tenha que enviá-lo pelo correio, coloque-o em outro envelope, mas não deixe de telefonar avisando. A empresa especializada em convites de casamento estará apta em oferecer uma coleção de propostas, consulte os álbuns dessas empresas, e decida após examinar um convite já pronto.
Outra atenção a ser tomada é quanto ao que está escrito no convite, antes de mais nada, o texto precisa ser claro e direto.
Em relação à quantidade a ser encomendada, obviamente, é fundamental levar em consideração a lista de convidados. Mas não se deve esquecer que ele, na maior parte das vezes, é endereçado à família, e não a cada integrante desta, o que faz com que o número de convites necessário seja menor que o de convidados. Por exemplo: se a intenção é chamar para a festa um tio, sua esposa e os dois filhos, será preciso apenas um convite em vez de quatro. Já se apenas uma pessoa da família for convidada, ai sim será necessário um convite individual.
Para não correr riscos, o aconselhável é imprimir 10 % a mais de convites, para o caso de surgirem convidados de última hora.
Para saber como endereça-los, algumas dicas e regras são providenciais.
Veja alguns exemplos:
* Sr e Sra Souza e Silva: isso informa que apenas o chefe daquela família e sua mulher estão convidados, sem filhos, irmãos ou agregados.
* Sr Souza e Silva e família: isso informa que o chefe da família, sua esposa e filhos estão convidados e, se houver, avós ou sobrinhos que morem juntos, também.
* Sr ou Srta Souza e Silva: indicado para quando o convidado é solteiro. Se o casal desejar chamar também o atual namorado (a) deste deve mandar um outro convite individual para ele (a).
* Quando os convidados não são casados formalmente ou não têm o mesmo sobrenome, mas moram juntos, deve-se colocar os dois nomes completos no envelope.
TIRE ALGUMAS DÚVIDAS
* Caso não haja festa, não é necessário colocar no convite: ''os noivos receberão os cumprimentos na igreja''. Fica subentendido que, se não houver a indicação de recepção, é no local da cerimônia que serão recebidos os cumprimentos.
* Casamentos em que os noivos não podem (ou não querem) receber todos os convidados para a festa requerem uma manobra delicada para não causar constrangimentos.
Bom na verdade esse tipo de coisa não é de bom tom, pois este dia é de alegria e de muita festa, por isso imagine alguém que foi convidado a uma cerimônia e depois descobre que não foi convidado a ir na festa, já pensou que constrangimento perante aos demais convidados.
Mas nesse caso quando não há saida o aconselhavel é mandar junto ao convite um cartãozinho extra para os convidados da festa, indicando o local da recepção.
Mas pense bem antes de fazer isso, afinal, é desagradável para alguém que se importou com você descobrir, mesmo que por acaso, que é menos importante do que outras pessoas.
Lembrete: Seja qual for o seu estilo de convite, vale lembrar que você deve agir com coerência e se não puder convidar a todos, tente enviar os convites apenas para aqueles que você quer realmente ao seu lado tanto na cerimônia quanto na festa, assim você evita constrangimento perante aos demias, procure convidar aqueles que você tenha mais contato, afinidade seja com parentes ou amigos, pois o que vale neste dia é somente a alegria !!!
Bjs
Gil